Economia de Empresas

RECOMENDÁVEL: INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA E INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE

Ementa:

1.0 - Fundamentos da Empresa; 1.1- VisãoGeral da Empresa- Objetivos, Fatores de Produção, Tipos Organizações;Empresa Tradicional e Empresa Moderna; 1.2- Funções Estratégicas e Funções Operacionais; 1.3- Estratégia para desenvolvimento de uma empresa; 1.4- Patrimônio, Recursos, Resultados e Valor da Empresa; 1.5- Tipós de Sociedades- Sociedades Limitadas, Sociedades Anônimas e principais características das cotas, ações, assembleias e estruturas de organizações; 1.6- Stockholders (acionistas) e Stakeholders (parceiros); 1.7- Gestão da Sociedade- Governança Societária e Governança Corporativa; tipos de sócios e acionistas; Conselhos de Administração, Fiscal, Consultivo; Comitês Técnicos; Auditoria Interna e Externa; Relacionamento com Investidores; Relacionamento Social; Responsabilidade Social e Ambiental;Sustentabilidade; 1.8- Desempenhos Financeiro e Não Financeiro- Aspectos Gerais; 1.9- Desempenho Financeiro- “Funding”, Resultados e Relações com o Mercado Financeiro e de Capitais; 1.10- Desempenhos Não Financeiros : Mercado/Clientes/Fornecedores; RH/Lideranças/Tecnologia; Síntese do Balanced Scorecard (BSC); 1.11- Geração de Caixa- Tipos( Ebitda, Básica, Retida e Livre); 1.12- Estudo das Alavancagens- Patrimonial, Operacional e Financeira; 1.13- Estudo do Custeio Variável (Estratégico) para Análise de Desempenho das Unidades de Negócio de uma empresa; 1.14- Valor- Conceitos (Patrimonial, de Mercado e Econômico ), identificação , multiplicadores e cálculos; 1.15- Taxa Interna de Retorno; Valor Presente Líquido (VPL) de fluxos de caixa; Principais usos da HP-12C; Comparação e Seleção de Projetos de Investimentos; Leasing ou Compra; Comprar fora ou produzir internamente; Comparação de Opções não mutuamente exclusivas ( complementares, repetitivas ou não).

2. Elaboração de Projetos de Viabilidade e Análises Setoriais; 2.1- Projetos de Viabilidade – Etapas de Desenvolvimento e de Implantação de um negócio; Estudos de Mercado; Fatores Envolvidos: Financeiros e Não Financeiros; Recursos Tecnológicos e RH para o empreendimento; Orçamentos; Análises dos aspectos macroeconômicos, sociais e ambientais envolvidos; análise de roteiros de projetos.; 2.2- Análise Setorial- Atividades do Setor, Empresas participantes; Macroeconomia das atividades setoriais; Fatores ligados ao desenvolvimento do setor Mercado; Balanço Social do Setor; Principais resultados econômico-financeiro.

Graduacao/EconomiadeEmpresas (last edited 2015-12-07 12:21:48 by localhost)