Phone: (55 21) 3799-5832 | (55 21) 3799-5871

Rubens Penha Cysne
30 de  Abril de 2008

Programa Geral do Curso:

a) Aspectos Gerais do Curso:

O curso se destina a alunos de mestrado e/ou doutorado que desejem fazer pesquisa em qualquer área de economia, em particular nas áreas de macroeconomia, comércio e crescimento, ou que desejem se preparar para estudos avançados no exterior.

O objetivo principal do curso é a redação de pesquisa. Cada aluno deve escolher um assunto de pesquisa e desenvolvê-lo ao longo do curso. A escrita tem como prioridade teses de mestrado/doutorado ou, no caso dos alunos que já se encontram com trabalho de tese em andamento, publicação em periódicos científicos. Artigos de posicionamento sobre políticas econômicas são também estimulados, ainda que o foco seja na pesquisa teórica.

O formato previsto do curso é de divisão, nas apresentações, entre professor e alunos. Os assuntos escolhidos para serem apresentados no curso serão aqueles que estejam sendo objeto de interesse, neste trimestre, do professor e/ou de cada aluno. Assim, se algum aluno, por exemplo, tiver interesse em pesquisar em uma área A, sobre o assunto B, caberá a ele delimitar um ou mais “papers” na área e apresentá-los aos demais.

Não há restrições sobre área ou assunto, contanto que possa gerar pesquisa de boa qualidade. Entretanto, a linha prioritária do curso, a ser seguida pelo professor, versará sobre o assunto que dá nome ao mesmo, comércio e desenvolvimento.

Matéria e Bibliografia: O Curso seguirá em suas linhas gerais a seqüência de assuntos e a seqüência bibliográfica do curso de mesmo nome ministrado em Chicago por Robert Lucas Jr. (Syllabus).

b) Avaliações: As avaliações do curso serão baseadas nas participações em aula, na apresentação da pesquisa e no seu desenvolvimento.

c) Aulas: As aulas serão dadas uma vez por semana, terça feira, de 15:30 às 17:00 horas.  Uma terceira sessão semanal (de preferência no mesmo horário) será possível, se necessária. O curso terá a duração de dois trimestres.

<< Back to previous page visited