Prêmio Ministro Ernane Galvêas

Inscreva-se

Sobre o Prêmio

A proposta do Prêmio é reconhecer e estimular a produção de trabalhos acadêmicos de excelência, pelo corpo discente da FGV EPGE, premiando as contribuições que proponham métodos inovadores e pesquisas relevantes para o entendimento das questões econômicas.

A premiação presta homenagem ao Ministro Ernane Galvêas, atual Coordenador do Conselho Econômico da Confederação Nacional do Comércio, além de prestigiado e reconhecido protagonista e analista do cenário econômico nacional. Ernane Galveas ocupou importantes cargos públicos. Destacam-se suas passagens como Ministro da Fazenda (1980-1985) e, duas vezes, como Presidente do Banco Central do Brasil (1968-1974 e 1979-1980).

Sobre o Ministro Ernane Galvêas
  1. Exerceu o cargo de Ministro da Fazenda, de janeiro de 1980 a março de 1985, tendo sido representante do Brasil junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI), ao Banco Mundial, ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ao Fundo Africano de Desenvolvimento e ao Fundo para o Desenvolvimento da Bacia do Prata. Como Ministro, ocupou a Presidência do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Conselho Nacional de Comércio Exterior (CONCEX).

    Ao encerrar seu primeiro período na Presidência do Banco Central, em março de 1974, Ernane Galvêas ingressou no setor privado, como presidente da Aracruz Celulose. Em várias oportunidades, dedicou-se ao ensino superior, como professor da Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro, da Faculdade de Ciências Econômicas do antigo Estado da Guanabara e do Curso de Pós-Graduação do Conselho Nacional de Economia e, desde 1988 é Consultor Econômico da Presidência da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC.

    O ex-Ministro é coordenador do Conselho Técnico da CNC, membro do Conselho Diretor da Fundação Getulio Vargas, da Academia Internacional de Direito e Economia e Presidente de Honra da Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB.

    É autor de inúmeros artigos, diversos livros de Economia e, quinzenalmente, publica o boletim Síntese da Conjuntura.

    Fonte: Texto fornecido pela CNC.

Regulamento para inscrições em 2021

Podem se inscrever para concorrer ao Prêmio, em determinado ano, os alunos matriculados nos programas de graduação, mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado da FGV EPGE, que tiverem seus trabalhos aprovados naquele ano.

Para acessar o regulamento clique aqui.