Prêmio Ministro Ernane Galvêas

Inscreva-se

Sobre o Prêmio

A proposta do Prêmio é reconhecer e estimular a produção de trabalhos acadêmicos de excelência, pelo corpo discente da FGV EPGE, premiando as contribuições que proponham métodos inovadores e pesquisas relevantes para o entendimento das questões econômicas.

A premiação presta homenagem ao Ministro Ernane Galvêas (1922 -  2022), reconhecido protagonista do cenário econômico nacional. Ernane Galveas ocupou importantes cargos públicos, com destaque para seu dois mandatos como presidente do Banco Central do Brasil  (1968-1974 e 1979-1980) e sua atuação como Ministro da Fazenda (1980-1985) durante o mandato do presidente João Figueiredo. Sua atuação de excelência estende-se também à área acadêmica e ao setor privado. Foi professor e pesquisador, tendo publicado numerosos livros e artigos que tratam dos grandes problemas econômicos do país. No setor privado, foi diretor e posteriormente presidente da Aracruz Celulose. Manteve estreita relação com a Fundação Getúlio Vargas, onde foi membro de seu Conselho de Administração.

Sobre o Ministro Ernane Galvêas
  1. Exerceu o cargo de Ministro da Fazenda, de janeiro de 1980 a março de 1985, tendo sido representante do Brasil junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI), ao Banco Mundial, ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ao Fundo Africano de Desenvolvimento e ao Fundo para o Desenvolvimento da Bacia do Prata. Como Ministro, ocupou a Presidência do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Conselho Nacional de Comércio Exterior (CONCEX).

    Ao encerrar seu primeiro período na Presidência do Banco Central, em março de 1974, Ernane Galvêas ingressou no setor privado, como presidente da Aracruz Celulose. Em várias oportunidades, dedicou-se ao ensino superior, como professor da Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro, da Faculdade de Ciências Econômicas do antigo Estado da Guanabara e do Curso de Pós-Graduação do Conselho Nacional de Economia.

    Em 1988 passou a atuar como consultor Econômico da Presidência da CNC, onde também coordenou seu Conselho Técnico. Galvêas era membro do Conselho Diretor da Fundação Getulio Vargas e presidente de honra da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), além de autor de inúmeros artigos, diversos livros de Economia.

    Fonte: Texto fornecido pela CNC.

Regulamento para inscrições em 2023/2024

Podem se inscrever à edição do prêmio 2023/2024 alunos e ex-alunos dos programas de graduação, mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado da FGV EPGE que tiveram trabalhos acadêmicos de conclusão de seus respectivos cursos aprovados ao longo do ano de 2023.

Para acessar o regulamento clique aqui.
 

2ª Edição do Prêmio Ministro Ernane Galvêas em 2022/2023

Para acessar o regulamento, clique aqui.

Para acessar os vencedores, clique aqui.

Confira aqui a galeria de imagens da cerimônia de premiação.

1ª Edição do Prêmio Ministro Ernane Galvêas em 2021/2022

Para acessar o regulamento clique aqui.
Aditivo ao Regulamento para Inscrição ao Prêmio em 2021.

Para acessar os vencedores, clique aqui

Confira aqui a galeria de imagens da cerimônia de premiação.

Repercussão na mídia FGV Notícias – 21/12/22