Processo Seletivo - Doutorado Direto

O Doutorado Direto permite ao aluno ingressar diretamente no doutorado sem que, para isto, precise passar pelo curso de mestrado, seja da EPGE ou de outras instituições. O Doutorado direto em economia da EPGE é aberto a portadores de diploma de graduação em qualquer área de conhecimento, sendo mais indicado para aquelas com ênfase em métodos quantitativos. Possuir o mestrado (em alguma área) pode em alguns casos ajudar no processo seletivo, mas não é condição necessária para o ingresso no Doutorado Direto.

A EPGE selecionará seus candidatos ao Programa de Doutorado Direto em Economia por meio de duas formas possíveis de ingresso, as quais poderão ocorrer simultaneamente, caso seja de interesse do candidato, desde que cumpridas as exigências documentais e regulamentares de cada processo descritas no Edital.

1 - Seleção Externa

Tradicionalmente, a EPGE seleciona seus alunos do Programa de Doutorado por meio de análise de informações acadêmicas e de documentos.

Nessa forma de ingresso, os candidatos ao Programa de Doutorado são selecionados por uma Comissão constituída por Docentes do Programa, que levará em consideração, além de outros atributos, as Cartas de Recomendação, possibilidades e aptidão do candidato às atividades acadêmicas exigidas no curso e o desempenho do candidato nos exames ANPEC ou GRE. 

Confira no Edital os detalhes relativos ao processo seletivo.

2 - Seleção por nota igual ou superior a 8 (oito) em Curso optativo da Pós-graduação da EPGE denominado “Introdução à Análise Matemática”

Alternativamente ao tradicional processo de Seleção Externa do Programa de Doutorado Direto em Economia da EPGE, a Escola também poderá aceitar alunos aprovados com nota igual ou superior a 8 (oito) em Curso de Introdução à Análise Matemática.

São elegíveis à matrícula nesse curso alunos de qualquer Instituição de Ensino Superior, em áreas de economia ou correlatas (como Engenharia, Administração ou Estatística).

O curso será oferecido anualmente, no período de agosto a outubro.

Informações sobre o processo de seleção de alunos para o curso de Introdução à Análise Matemática deverão ser obtidas no site da EPGE.

Confira no Edital os detalhes do processo seletivo do Programa de Doutorado.

Bolsas de Estudo

O candidato aprovado no processo seletivo da EPGE é isento do pagamento de mensalidades no curso, podendo concorrer ainda a bolsas através das agências de fomento. Os valores e regras de obtenção e manutenção das bolsas sujeitam-se às normas estabelecidas pelas agências públicas de fomento, a saber: CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), CAPES/PROEX (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Programa de Excelência Acadêmica) e FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). Parcerias com algumas instituições privadas têm possibilitado também, ao longo dos últimos anos, a provisão de algumas bolsas adicionais.

Calendário de Inscrição do Processo Seletivo (para ambas as formas de ingresso)

Inscrições – 02/09 a 15/10/2019 (até as 18h)
Formalização de Inscrição (upload de documentos) - 02/09 a 15/10/2019
Divulgação dos Resultados – 06/11/2019
Agendamento de Matrícula e upload de documentos -11/12/2019 a 07/01/2020
Matrícula - 02/01 a 08/01/2020
Módulo de Nivelamento - 25/11 a 20/12/2019 Ementa
Início das Disciplinas Obrigatórias – 13/01/2020

Encontro com a Coordenação

O encontro é uma oportunidade organizada pela EPGE, que possibilita o(a) candidato(a) ou interessado(a) no Doutorado em Economia conhecer melhor o curso, seu corpo discente e docente, objetivo e demais informações que contribuem para uma escolha mais assertiva.

Serão realizados 2 encontros, nas datas abaixo.

  • 28/08/2019 – 18h
  • 18/09/2019 – 18h

 

Contato:

Secretaria Geral da EPGE
E-mail: secepge@fgv.br
Telefone: (21) 3799-5479 e (21) 3799-5860
Endereço: Praia de Botafogo, 190, sala 1123
CEP: 22250-900 | Rio de Janeiro | RJ | Brasil
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h00 e 14h às 16h30.

Mais Informações