VII Encontro Brasileiro de Finanças contou com a participação de renomados pesquisadores internacionais

Foi realizada entre os dias 26 e 28 de julho, na sede do IBMEC-SP, a sétima edição do Encontro Brasileiro de Finanças. O evento é uma realização anual da Sociedade Brasileira de Finanças e foi coordenado pelo professor Marco Bonomo, da EPGE, que encerrava seu mandato como presidente desta sociedade. O encontro contou com a apresentação de cerca de 78 artigos, selecionados entre 204 submissões, e palestras de renomados acadêmicos. Os artigos submetidos na área de renda fixa concorreram ao Prêmio Andima de Renda Fixa. As conferências de abertura e encerramento foram ministradas pelos professores Aloisio Araújo, da EPGE, e John Campbell, da Universidade de Harvard. As outras apresentações foram proferidas pelos professores Bernard Black, da Universidade do Texas, e José Alexandre Scheinkman, da Universidade de Princeton. O tópico escolhido para o minicurso deste ano, que tradicionalmente versa sobre algum tema de interesse atual, foi a economia bancária. O professor Charles Calomiris, da Universidade de Columbia, foi o responsável por esta apresentação, que abordou episódios internacionais e regulação. O VII Encontro contou também com três sessões convidadas, nas subáreas de Finanças Corporativas, Econometria Financeira e Apreçamento de Ativos. Apresentaram artigos nestas sessões os professores Daniel Ferreira (London School of Economics), Murillo Campello (University of Illinois), Nour Meddahi (Imperial College), Marcelo Fernandes (Queen Mary, University of London), Christian Lundblad (University of North Carolina) e Albert Lee Chun (HEC Montreal), ganhador do Prêmio Andima de Renda Fixa.