Publicação discente na FGV EPGE

O impacto da produção intelectual dos alunos da FGV EPGE tem se elevado continuamente ao longo dos anos. Ela contribui para o debate acadêmico nos âmbitos nacional e internacional. Essa produção, incentivada desde a graduação, se expressa nas monografias, trabalhos de iniciação científica, dissertações, teses e nos artigos publicados individualmente ou em parceria com seus professores e colegas.

Em uma análise histórica recente, de 2012 a 2015, verifica-se o total de 34 artigos dos nossos alunos de Mestrado Acadêmico e Doutorado publicados em periódicos nacionais e internacionais. Esses números não incluem artigos aceitos para publicação, porém ainda não publicados. Além disso, muitos doutorandos possuem working papers de suas pesquisas em desenvolvimento.

Entre os artigos publicados pelos alunos nos últimos anos, muitos em coautoria com professores da Escola ou com seus colegas, encontram-se a seguir alguns exemplos:

Diego Braz Pereira Gomes:

GOMES, Diego Braz Pereira. On the existence of stable population in life cycle models. Economics Letters. vol. 138, pp. 104-107, 2016.

Felipe Leon Peres Camargo Shalders:

BRAIDO, Luís Henrique Bertolino; SHALDERS, Felipe Leon Peres Camargo. Monopoly rents in contestable markets. Economics Letters. vol. 130, pp. 89-92, 2015.

Rodrigo Jardim Raad:

RAAD, Rodrigo Jardim. Recursive Equilibrium with Price Perfect Foresight and a Minimal State Space. Economic Theory. vol. 61, pp. 1-54, 2015.

Gustavo Silva Araujo:

VICENTE, José Valentim Machado; ARAUJO, Gustavo Silva; BARBEDO, Claudio Henrique. The Adverse Selection Cost Component of the Spread of Brazilian Stocks. Emerging Markets Review. vol. 21, pp. 21-41, 2014.

Jefferson Donizeti Pereira Bertolai:

MONTEIRO, Paulo Klinger; CAVALCANTI, Ricardo de Oliveira; BERTOLAI, Jefferson Donizeti Pereira. Run theorems for low returns and large banks. Economic Theory. vol. 57, pp. 223-252, 2014.

Lucas Pimentel Vilela:

MOREIRA, Marcelo J.; VILELA, Lucas Pimentel; MILLS, Benjamin. Tests based on t-statistics for IV regression with weak instruments. Journal of Econometrics. vol. 182, pp. 351-363, 2014.

Thiago Neves Pereira:

COSTA, Carlos Eugênio E. L. da; PEREIRA, Thiago Neves. On the efficiency of equal sacrifice income tax schedules. European Economic Review. vol. 70, pp. 399-418, 2014.

Marcelo Rodrigues Ferreira:

FERREIRA, Pedro Cavalcanti Gomes; SANTOS, Marcelo Rodrigues dos. The effect of social security, health, demography and technology on retirement. Review of Economic Dynamics. vol. 16, pp. 350-370, 2013.

Alexandre Balduino Sollaci:

CAJUEIRO, Daniel Oliveira; SOLLACI, Alexandre Balduino; TABAK, B; GOMES, G.M. Forecasting the yield curve for the Euro region. Economics Letters. vol. 117, pp. 513-516, 2012.

David Daniel Turchick Rubin:

CYSNE, Rubens Penha; RUBIN, David Daniel Turchick. Intellectual property rights protection and endogenous economic growth revisited. Journal of Economic Dynamics & Control. vol. 36, pp. 851-861, 2012.

CYSNE, Rubens Penha; RUBIN, David Daniel Turchick. An Ordering of Measures of the Welfare Cost of Inflation in Economies with Interest-Bearing Deposits. Macroeconomic Dynamics. vol. 16, pp. 732-751, 2012.

Rafael de Vasconcelos Xavier Ferreira:

ARAUJO, Aloisio Pessoa de; FERREIRA, Rafael de Vasconcelos Xavier; FUNCHAL, Bruno. The Brazilian bankruptcy law experience. Journal of Corporate Finance. vol. 18, pp. 994-1004, 2012.

Marcelo Rodrigues dos Santos:

FERREIRA, Pedro Cavalcanti Gomes; PESSÔA, Samuel de Abreu; SANTOS, Marcelo Rodrigues dos. The Impact of Aids on Income and Human Capital. Economic Inquiry. vol. 49, pp. 1104-1116, 2011.

Lista completa de publicação discente desde 2010