Professores da EPGE participam do I Encontro Luso-Brasileiro de Finanças

O Encontro Luso-Brasileiro de Finanças foi concebido com a finalidade de constituir uma rede informal de pesquisadores acadêmicos de Brasil e Portugal. O objetivo é criar e reforçar laços existentes entre pesquisadores de finanças destes dois países. A sua primeira edição foi realizada nos dias 2, 3 e 4 de março no Hotel Marina Park em Fortaleza, CE, com o apoio da EPGE e da Universidade Nova de Lisboa. O encontro foi organizado pelos professores Marco Bonomo (EPGE/FGV), Walter Novaes (PUC-Rio), João Amaro Matos (Universidade Nova de Lisboa) e Jorge Farinha (Universidade do Porto). Foram apresentados e amplamente debatidos oito trabalhos, quatro de cada país. Além do professor Marco Bonomo, participaram do encontro os professores da EPGE Carlos Eugênio da Costa, Caio Almeida e Luiz Renato Lima e o professor da EAESP Antonio Gledson de Carvalho. O professor Carlos da Costa apresentou o trabalho “On the relationship between the equity and the forward premium puzzles?”, o professor Antonio Gledson o trabalho “Can voluntary market reforms promote efficient corporate governance? Evidence from firms migration to premium markets in Brazil” e o professor Caio Almeida o trabalho “Do interest rate options contain information about excess returns?” O professor Marco Bonomo debateu o trabalho “Do insiders time their traders? Evidence from Euronext Lisbon” do professor João Duque da Universidade Tecnica de Lisboa. A julgar pela repercussão na comunidade acadêmica brasileira e portuguesa, o objetivo foi atingido. A próxima edição deverá acontecer em terras portuguesas, em março de 2008.