Nota de Pesar - Julian Chacel

A EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE) comunica, com grande pesar, o falecimento de Julian Alfonso Magalhães Chacel.  

A convite de Eugênio Gudin, Julian Chacel ingressou na FGV em meados da década de 50 com a missão de organizar os dados para o cálculo da renda nacional.  

Nos anos 60, já como Diretor do IBRE, Chacel recebeu a visita de consultores da Fundação Rockefeller, que propuseram financiar, durante três anos, a ida de economistas recém-formados para estudar no exterior. Assim surgiu o Centro de Aperfeiçoamento de Economistas (CAE), dentro do FGV IBRE, com a missão de fornecer uma preparação robusta para estudantes brasileiros, na área de Economia, que desejassem realizar pós-graduação no exterior. Em 1965, então já sob o comando intelectual do Professor Mario Henrique Simonsen, o CAE foi transformado na Escola de Pós-Graduação em Economia (FGV EPGE). No tempo presente, Chacel ocupava a posição de Presidente da Câmara FGV de Mediação e Arbitragem. 

Nas palavras do Professor Rubens Penha Cysne, Diretor da EPGE: “O professor Julian Chacel sempre foi incentivador e um grande amigo da EPGE. Há alguns anos gravamos com ele um depoimento que se encontra disponível na nossa página na Internet, onde se detalham com riqueza de detalhes várias passagens importantes da Escola. Como seu colega, há vários anos, no Conselho Técnico da Confederação Nacional do Comércio, tive também o privilégio de assistir a várias palestras suas, sempre caracterizadas por análises profundas e abrangentes, daquelas que apenas a conjunção de saber teórico e larga experiência proporcionam.  Perdemos todos um grande amigo e economista.”  

A FGV EPGE lamenta profundamente a perda de Julian Chacel e se solidariza com sua família e amigos neste momento difícil. Sua memória e legado continuarão a inspirar futuras gerações de economistas e a enriquecer a história da FGV.