EPGE participa do seminário Ajustes Fiscais e Reforma Orçamentária - 29/10/2015

Nos dias 19 e 20 de outubro de 2015, foi realizado na FGV o Seminário “Ajustes Fiscais e Reforma Orçamentária: a Experiência Internacional e o Caso Brasileiro”. O evento contou com a presença do presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, do vice-presidente da FGV Francisco Dornelles, do especialista da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Ronald Downes, e dos professores da EBAPE Fernando Rezende e Armando Cunha. O seminário propôs pensar e contextualizar o momento atual econômico brasileiro e debater questões sobre os procedimentos financeiros usuais de ajuste.

A FGV EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças, através do professor Rubens Penha Cysne, participou dos painéis  “Ajustes e Desajustes – A dimensão econômica de programas de ajustes fiscais” e “Tensões e Conflitos – A dimensão política de programas de ajuste fiscal”. Compuseram também do evento Luiz Guilherme Schymura, diretor do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), Yoshiaki Nakano, diretor da Escola de Economia de São Paulo (EESP), Bianor Cavalcanti,  diretor Internacional da FGV (DINT), o pesquisador do IBRE, José Roberto Afonso, o professor da EESP, Jorge Avelino, Marcos Mendes e Alexandre Rocha do Senado Federal, o consultor Mansueto Almeida Helio Tollini, da Câmara dos deputados, e a pesquisadora do IEESP/UERJ Celina Souza

O evento teve como objetivo discutir o cenário brasileiro contextualizado pelo desajuste das contas públicas que, em situações extremas, provoca crises institucionais e de governabilidade. A proposta foi estimular a troca de experiências entre especialistas nacionais e internacionais que promoveram reformas orçamentárias para corrigir desequilíbrios e assegurar a responsabilidade fiscal.

Os dois painéis estão disponíveis para visualização nos links abaixo:

Ajustes e Desajustes – A dimensão econômica de programas de ajustes fiscais– 19/10 – 16h  

Tensões e Conflitos – A dimensão política de programas de ajuste fiscal  - 20/10 – 15h 

Confira a galeria de imagens