EPGE no II Congresso Mundial da Sociedade de Teoria dos Jogos (GAMES 2004)

Paulo Cesar Coimbra-Lisboa, aluno do Doutorado em Economia da EPGE/FGV será o único representante da américa latina a expor dois artigos no Segundo Congresso Mundial promovido pela Sociedade de Teoria dos Jogos (GAMES 2004) que ocorrerá em Marseille (França) de 5 a 9 de julho de 2004. A Sociedade da Teoria dos Jogos foi fundada em janeiro de 1999, com o propósito de promover a investigação, o ensino e a aplicação da Teoria dos Jogos.

A Teoria dos Jogos estuda a interação estratégica em ambientes competitivos (jogos não cooperativos) e em ambientes cooperativos (jogos cooperativos). Apenas nos últimos 50 anos, ela tem revolucionado a análise econômica, através do desenvolvimento de fórmulas matemáticas gerais e algorimos visando identificar estratégias ótimas bem como prever o resultado das interações. O segundo Congresso Mundial promovido pela Sociedade de Teoria dos Jogos (GAMES 2004)ocorrerá em Marseille (França) de 5 a 9 de julho de 2004. Tal conferência ocorre a cada 4 anos, sendo que a primeira (GAMES 2000) foi realizada em Bilbao (Espanha). Neste ano a américa latina estará sendo representada por 9 participantes, 3 argentinos e 6 brasileiros, dentre os quais Marilda Sotomayor (USP) e Maurício Bugarin (UnB), organizadores do Primeiro Encontro Brasileiro da Sociedade de Teoria dos Jogos ocorrido em São Paulo (2002). A EPGE/FGV estará sendo representada pelo doutorando Paulo C. Coimbra-Lisboa, que será o único representante da américa latina a expor dois artigos, um dos quais em apresentação oral e o outro em uma seção de poster.

O artigo apresentado na seção de poster, "Integral Representation with Convex Capacities that are Squeezes of (Additive) Probability Measures" investiga as condições sob as quais uma capacidade convexa (também conhecida como probabilidade não-aditiva que exibe aversão à incerteza) pode ser representada como sendo uma contração de uma medida de probabilidade não aditiva associada a uma função de aversão à incerteza. Uma vez que tais condições são satisfeitas, é possível reescrever duas formulações alternativas da integral de Choquet, utilizando uma representação paramétrica que permite realizar estudos de estática comparativa sobre a função de aversão à incerteza de uma maneira fácil e direta. No artigo que será apresentado oralmente, "Nash Equilibrium under Knightian Uncertainty: A Generalization of the Existence Theorem" faz-se uma extensão do teorema de Dow e Werlang de existência de Equilíbrio de Nash sob incerteza para jogos finitos de dois jogadores utilizando-se capacidades convexas que são contrações de medidas de probabilidades aditivas (que se constituem em uma classe mais ampla de capacidades do que aquelas exploradas por Dow e Werlang) - apresentadas no artigo precedente - o que permite apresentar a incerteza (representada por uma função de aversão à incerteza, para cada jogador) através de uma parametrização muito útil que permite realizar exercícios de estática comparativa acerca da incerteza de um jogador sobre escolhas de um outro jogador.

A EPGE parabeniza Paulo C. Coimbra-Lisboa pelo resultado de tanto esforço e dedicação e aproveita este fato para mostrar mais uma vez a inserção internacional da EPGE que, neste ano, teve dois artigos de alunos aceitos no 2004 American Summer Meeting of the Econometric Society, um dos mais importantes congressos internacionais em economia, que se realizou na Brown University, EUA, de 17 a 20 de junho.