Perguntas e Respostas do Mestrado Profissional em Economia e Finanças

1. "Mestrado Profissional" é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002).

2. O formato modular concentrado é estruturado em encontros presenciais semanais concentrados bimestralmente e com atividades online complementares nestes intervalos. Viabilizando que os participantes que residam e trabalhem fora da cidade do Rio de Janeiro possam realizar o curso com o mínimo possível de deslocamentos.

O formato regular é oferecido no período noturno, com aulas presenciais de três a quatro noites por semana e também monitorias, com duração de três horas cada aula.

*As monitorias não tem presença obrigatória, apesar de ser de suma importância para o aprendizado.

3. Sim, desde que seja no início de um trimestre ou ciclo letivo.
  4. 2 anos divididos em 8 trimestres na turma regular e em 4 ciclos na turma modular concentrada.

5. A carga horária total é de 675 horas nos dois formatos.
  6. Economia Empresarial, Finanças, Economia de Infraestrutura, Regulação e Avaliação de Políticas Públicas e Ciência de Dados aplicada à Economia.
  7. O valor da mensalidade é R$ 3.920,00 (24 parcelas). Para pagamento à vista tem 10% de desconto, o que hoje representa R$ 84.672,00. Pode, ainda, ser pago em 2 parcelas anuais com 5% de desconto, sendo a primeira de R$ 44.688,00 e a segunda corrigida pelo IPC. Para os que preferirem, podem pagar em até 30 parcelas de R$ 3.320,00 com correção anual pelo IPC-RJ. Outras formas de pagamento pode ser proposta e será analisada pela Direção da Escola.
  8. O MFEE não oferece bolsas de estudo, porém há descontos com empresas conveniadas e ex alunos da FGV.
  9. Até 31 de julho de 2020 = R$ 160,00 após esta data = R$ 200,00.
  10. Este ano ocorrerá online, pela plataforma zoom.
  11. Em função da Pandemia e ainda com restrições, as aulas até o final de 2020 ocorrerão online, a priori.
  12. Não é necessário, seu trabalho de dissertação será elaborado com as ferramentas que serão ensinadas e aplicadas no curso
  13. Sim, um Professor Doutor da Escola. As disciplinas finais do curso - Orientação à Dissertação I e II irão orientar nesta escolha e metodologia.
  14. O prazo para a defesa é de 24 meses a partir da data da matrícula.
  15. O aluno será desligado do curso, podendo reingressar no prazo de três anos.
  16. Não, embora um bom número dos participantes seja patrocinado de uma forma ou outra por empresas. O contrato pode ser feito com pessoa física ou jurídica.

17. Sim. O MFEE é um Mestrado Profissional (stricto sensu) homologado pelo CNE (Reconhecido pela Portaria nº 656 de 22/05/2017, publicada no D.O.U. em 23/05/2017).
  18. O MFEE concede diploma de Mestre em Economia Empresarial e Finanças aos seus graduados.
  19. Não há alunos especiais no MFEE. Todos os candidatos devem passar pelo processo seletivo em igualdade de condições. Porém, se pode cursar disciplinas como aluno avulso, submetendo a uma entrevista com a Coordenação da Escola.
  20. O aluno matriculado que já tiver cursado disciplinas em cursos de mestrado ou doutorado (stricto sensu), poderá solicitar à secretaria do MFEE reconhecimento e equivalência destas disciplinas. Os pedidos serão avaliados caso a caso.
  21. Sim, o curso admite graduados de outras áreas de conhecimento desde que sejam aprovados no processo seletivo.

22. Não.

23. É aceito o TOEFL ou certificados de conclusão de curso de inglês. Em último caso, o candidato poderá apresentar uma declaração de que está apto a cursar um mestrado, que conta com 70% da bibliografia na língua inglesa. Neste caso, sua fluência poderá ser testada na entrevista pessoal com a banca selecionadora.
  24. A prova é constituída de questões quantitativas e analíticas objetivas. Porém, se pode apresentar resultados de provas externas.
  25. Dois anos a partir da data de realização da prova.
  26. O GMAT - Graduate Management Admission Test - é um tipo de exame vestibular internacional para o ingresso em escolas de administração. Consta de provas de matemática, raciocínio crítico, redação, suficiência de dados e interpretação e correção de textos. O teste é todo em inglês. Visite o site http://www.gmat.org.

27. O GRE - Graduate Record Examinations - é um tipo de exame vestibular internacional para o ingresso em programas de PhDs em universidades norte-americanas. Consta de provas quantitativas, verbais e analíticas. O teste é todo em inglês. Visite o site http://www.gre.org.
  28. Sim, a classificação no processo seletivo se dá na média da nota das provas, análise de currículo e entrevista.
  29. É extremamente necessário.
  30. Embora seja um mestrado profissional, é recomendável que o aluno trabalhe com pesquisas que que ajudem o desenvolvimento nacional. A FGV tem centros de pesquisa de ponta que auxilie os alunos.
  31. Sim e pode aplicar para todos os programas de Doutoramento.
  32. Sim, após o primeiro ano de curso o aluno pode aplicar para universidades conveniadas do exterior para cursar disciplinas eletivas que complementem seu aprendizado na sua pesquisa, para isso ele já deve ter definido seu tema de dissertação e orientador.