MESTRADO PROFISSIONAL DA EPGE

A Escola 1º lugar em rankings nacionais e internacionais

A Formação Executiva da EPGE oferece uma oportunidade única para profissionais que buscam aprimorar suas habilidades em Economia e Finanças em um ambiente de excelência acadêmica e profissional. Com uma tradição de mais de seis décadas na formação de líderes no cenário econômico brasileiro, a EPGE conta com distinções nacionais e internacionais em todos os seus programas, que são referências na integração entre ensino e pesquisa.

 

Mestrado Profissional

 

O Mestrado Profissional em Economia e Finanças da EPGE (MPEF EPGE) destaca-se como um programa de pós-graduação stricto sensu de excelência. Seu propósito central é proporcionar uma formação sólida e fundamentada na utilização das mais modernas teorias e aplicações de economia e finanças às questões contemporâneas do mercado financeiro, do mundo empresarial e do setor público.

Desde sua criação em 2001, o MPEF EPGE tem se destacado na formação de profissionais de destaque, preparando-os para os desafios crescentemente complexos do cenário econômico e financeiro contemporâneo. O corpo docente, composto por professores com sólida formação acadêmica e extensa experiência no mercado, assegura a aplicação prática do conhecimento adquirido em sala de aula, abordando desafios reais do mercado e da sociedade.

O MPEF EPGE conta com o rigor metodológico e científico característico da Escola e oferece atualmente três linhas de pesquisa:

Capacita os profissionais para tomarem melhores decisões e desenvolverem estratégias empresariais que são ao mesmo tempo financeiramente viáveis, economicamente eficazes e socialmente responsáveis.
Foca nos aspectos econômicos relacionados à atuação governamental, provendo uma sólida compreensão das ações e estratégias do setor público na formulação de políticas públicas e na busca pelos seus objetivos.
Oferece uma base sólida para que os profissionais do setor financeiro tomem decisões estratégicas informadas por dados e baseadas em ferramentas modernas de ciência de dados.

Porque Escolher a EPGE?

 

Ao escolher a Formação Executiva da EPGE, o aluno não apenas investe em conhecimento de vanguarda, mas também se integra a uma comunidade de excelência, preparando-se para desafios futuros em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo.

Reconhecida como o melhor departamento de economia na América Latina por vários anos consecutivos, conforme atestado pelo Ranking da Universidade de Tilburg, evidenciando nossa proeminência internacional.
A Escola se estabelece como referência no RePEc/IDEAS para Cursos de Economia no Brasil, consolidando seu compromisso com a produção científica de fronteira.
Atingimos a nota máxima em todos os programas de Mestrado e Doutorado nas avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Nossos alunos conquistaram a 1ª colocação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 4 das 6 avaliações realizadas pelo MEC, destacando-se no cenário nacional.
Com 9 primeiras colocações em 14 avaliações do Índice Geral de Cursos (IGC), nos últimos anos, dentre mais de duas mil instituições de ensino superior no Brasil.
A EPGE conquistou o 1º lugar em 4 das últimas 7 edições do Exame Nacional de Seleção ao Mestrado e Doutorado em Economia pela ANPEC.
A Escola teve a honra de receber 7 ganhadores do Prêmio Nobel de economia para 12 visitas presenciais nos últimos 13 anos, incluindo figuras renomadas como James Heckman, Robert Engle e John Nash.
A EPGE mantém parcerias com 27 instituições internacionais, proporcionando oportunidades de intercâmbio e colaboração entre as principais escolas do mundo.
Adaptamos constantemente nosso currículo para incorporar as principais tendências do mercado, trazendo inovação à tradição acadêmica.
Para informações mais detalhadas visite a nossa página de Avaliações e Rankings.
  • Duração:
    02 anos
  • Carga Horária:
    600 horas
  • Horário:
    Considerando as atividades profissionais dos alunos, as aulas serão espaçadas para permitir tempo de estudo individual, programadas em dias de semana (19h às 22h) e/ou aos sábados (9h às 17h). Alunos de fora do RJ deverão participar de cinco imersões presenciais no Rio de Janeiro ao longo do ano.
  • Crédito:
    40
  • Titulação:
    Mestre em Economia e Finanças
  • Trabalho de conclusão:
    Dissertação

Coordenadores

 
Rafael Chaves Santos
Ampla experiência executiva no setor público e privado e em diferentes países. De jan/19 a mar/23 foi diretor de relacionamento institucional, estratégia e sustentabilidade da Petrobras; presidente do conselho de administração do IBP, da Transpetro e da TBG (GASBOL); e conselheiro da OGCI-CI em Londres. Antes, estruturou e ocupou a gerência de planejamento estratégico e orçamento da Parnaiba Gas Natural (atual Eneva). Na Vale International atuou como consultor financeiro e de relação com investidores. Baseado na Suíça, efetivou operações financeiras em diferentes moedas e representou a mineradora na relação com investidores europeus e norte americanos. É co-autor do SAMBA, modelo econômico de equilíbrio geral adotado pelo comitê de política monetária do banco central do Brasil. Possui experiência como palestrante, tanto em eventos internacionais de curta duração, como em cursos de graduação, mestrado, doutorado e MBA. Desde 2014 é professor de economia e finanças da FGV. Engenheiro civil, PhD em economia. Como contribuição acadêmica possui trabalhos publicados em revistas especializadas (International Economic Review, Journal of International Economics, Economic Theory, dentre outras).
Valdemar Pinho Neto
Valdemar Pinho Neto cursou Mestrado e Doutorado na EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE) da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (2012-2018). Durante o doutorado (2016-2017) foi Visiting Student Research Collaborators na Princeton University e após o doutorado (2018-2020) trabalhou como pesquisador na University of Chicago Booth School of Business. Atualmente coordena o Centro de Estudos Empíricos em Economia da Fundação Getúlio Vargas, no qual tem realizado pesquisas aplicadas em diversos temas da Economia e cujos projetos têm sido financiados por renomadas agências nacionais (como CNPq, Capes e Faperj) e internacionais (como Bill & Melinda Gates Foundation). Atua desde 2020 como Professor da FGV EPGE, já tendo ministrado cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Avaliação de Políticas Públicas, Microeconomia, Economia Comportamental e Econometria. Em suas pesquisas utiliza métodos quantitativos, principalmente nas áreas de Microeconometria Aplicada, Desenvolvimento Econômico, Economia Política, Mercado de Trabalho e Políticas Públicas, e tem publicado artigos em importantes periódicos nacionais e internacionais. Valdemar Pinho Neto também coordena o MBA em Avaliação Econômica de Políticas Públicas, que visa formar profissionais qualificados para a formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas.

Depoimentos de Ex-alunos

 

Empresas Parceiras

 

Contatos

 
E-mail: mfee@fgv.br
Telefone: (21) 3799-5817
Atendimento: 2a a 6a, das 13:30h às 20:00h
FGV EPGE
EPGE nas redes sociais
FGV EPGE - © 2024 Fundação Getulio Vargas - Todos os direitos reservados

Política de Privacidade
As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19