Informações Gerais, Escopo e Objetivos

Mestrado Profissional: o que é?

(Regulamentado pela Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009)

O Mestrado Profissional é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.

Seu objetivo é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas. Consequentemente, as propostas de cursos novos na modalidade Mestrado Profissional devem apresentar uma estrutura curricular que enfatize a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia pertinente e aplicação orientada para o campo de atuação profissional específico. Para isto, uma parcela do quadro docente deve ser constituída de profissionais reconhecidos em suas áreas de conhecimento por sua qualificação e atuação destacada em campo pertinente ao da proposta do curso. O trabalho final do curso deve ser sempre vinculado a problemas reais da área de atuação do profissional-aluno e de acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, podendo ser apresentado em diversos formatos.

Mestrado Profissional em Economia e Finanças

Indicado para profissionais de nível superior envolvidos no processo decisório das empresas, o curso propicia a seus alunos acesso aos mais modernos conhecimentos teóricos e técnicos, adequados às necessidades corporativas.  O intuito é proporcionar aos participantes capacidade de compreender os impactos da política econômica e financeira sobre as organizações, atuar nas decisões estratégicas e formular cenários para o desenvolvimento empresarial. O Mestrado em Economia e Finanças forma profissionais de alta capacidade analítica, com sólida base teórica e prática para atuarem na busca por soluções nas áreas de Economia e Finanças.

A quem se destina

Profissionais de diferentes áreas de atuação que almejam aprofundamento técnico e prático nos principais conceitos de Economia e Finanças. Deste modo, poderão contribuir com diretrizes e ferramentas assertivas nas empresas em que atuam.

Ao término do programa o profissional estará apto a:

  • Analisar de maneira sofisticada os problemas econômicos e financeiros;
  • Aplicar ferramentas de modelagem econométrica e computacional nas questões essenciais das áreas financeiras;
  • Propor e executar soluções práticas baseadas em métodos quantitativos, nas áreas de Finanças e Economia.

Diferente de um MBA, que oferece um Certificado, o Mestrado Profissional oferece um diploma ao término do curso. O diploma de um Mestre Profissional é reconhecido pela Capes e garante os mesmos direitos de um Mestrado Acadêmico e pode ser usado para ingresso na fase posterior, o Doutorado.

Na avaliação de pós-graduação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação), a EPGE  obteve o conceito máximo para todos os cursos avaliados: Mestrado Acadêmico e Doutorado (7) e Mestrado Profissional (5).

A Escola também é reportada como 1º Lugar Nacional no Índice Geral de Cursos (IGC), pela sexta vez nas dez avaliações já realizadas pelo Ministério da Educação (MEC), contemplando mais de 2.100 Instituições de Educação Superior em todas as áreas de conhecimento.

Nossa continuada classificação em primeiro lugar na América Latina dentre os departamentos de economia, de acordo com o Índice Internacional de Tilburg, confere robustez adicional a estas avaliações.