Processo Seletivo - Doutorado Direto

O Doutorado Direto permite ao aluno ingressar diretamente no doutorado sem que, para isto, precise passar pelo curso de mestrado, seja da EPGE ou de outras instituições. O doutorado direto em economia da EPGE é aberto a portadores de diploma de graduação em qualquer área de conhecimento, sendo mais indicado para aqueles com ênfase em métodos quantitativos. Possuir o mestrado (em alguma área) pode em alguns casos ajudar no processo seletivo, mas não é condição necessária para o ingresso no Doutorado Direto.

Documentação exigida dos candidatos que desejam participar do processo seletivo do curso de Doutorado Direto da EPGE:

  1. Cópia autenticada do documento de identidade;
  2. Cópia autenticada do Passaporte (candidatos estrangeiros);
  3. Cópia do curriculum Vitae ou Lattes (http://lattes.cnpq.br) anexado às cópias dos trabalhos mais relevantes, quando houver;
  4. Cópia autenticada do Diploma de Graduação;
  5. Cópia Autenticada do Histórico Escolar de Graduação;
  6. Em caso de curso realizado no exterior, o candidato deverá apresentar o Diploma de Graduação com a consularização dos documentos ou apostilamento, conforme a Convenção de Haia, além da tradução juramentada do referido documento;
  7. 2 (duas) Cartas de Recomendação apresentadas por profissionais, pesquisadores ou docentes, atestando aptidão acadêmica – anexo II do Edital (errata);
  8. Resultado em pontuação e classificação no exame da ANPEC (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia) realizado a partir de 2012 e/ou GRE (Graduate Record Examination – General Test);
  9. Ficha de inscrição;
  10. Outros documentos que o candidato julgue procedente para avaliação de sua potencialidade em pesquisa.

OBS1: Serão automaticamente aproveitados os créditos do ex-alunos do Mestrado da EPGE desde que cursados, com aprovação, nos últimos 10 anos.

Endereço para envio da documentação exigida:

Secretaria de Registros Acadêmicos – SRA
Processo Seletivo Doutorado EPGE

Praia de Botafogo, 190, Sala 314 – 3º andar
CEP: 22250-900 | Rio de Janeiro | RJ | Brasil
Telefone: (21) 3799-5757
E-mail: srarj@fgv.br
Horário de atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h.

OBS2: Os candidatos devem contatar a Escola no tempo adequado após o envio de documentos com o objetivo de se certificarem que a solicitação de inscrição foi devidamente recebida e que não há nenhuma outra pendência.

Para informações adicionais, acesse o Edital (errata).

Bolsas de Estudo

Os valores e regras de obtenção e manutenção das bolsas sujeitam-se às normas estabelecidas pelas agências públicas de fomento, a saber: CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), CAPES/PROEX (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Programa de Excelência Acadêmica) e FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). Parcerias com algumas instituições privadas têm possibilitado também, ao longo dos últimos anos, a provisão de algumas bolsas adicionais.

Calendário

Inscrições - 26/06/2017 a 20/10/2017
Formalização de Inscrição (entrega de documentação) - 26/06/2017 a 20/10/2017
Matrícula - 06/11/2017 a 30/11/2017 
Módulo de Nivelamento I* - 21/11/2017 a 15/12/2017
Módulo de Nivelamento II** - 02/01/2018 a 05/01/2018
Início das Disciplinas Obrigatórias - 08/01/2018

*O Módulo de Nivelamento I (ementa) é parte integrante da grade do Programa de Doutorado da FGV/EPGE.  Trata-se de curso opcional fortemente recomendado aos novos alunos de Doutorado Direto, com objetivo de prover conhecimento em vários tópicos de Matemática necessários a um aluno ingressante nesse Programa.  Todos os alunos que participarem do módulo de nivelamento, com observância das normas inerentes a ele, poderão iniciar o recebimento de bolsa de estudos nesse período.  As bolsas usuais do Doutorado seguirão as normas regulares do Programa.

** O Módulo de Nivelamento II é parte integrante da grade dos Programas de Mestrado Acadêmico e Doutorado da FGV/EPGE e complementa o conteúdo oferecido no Módulo I.  Trata-se de curso opcional fortemente recomendado aos novos alunos desses Programas.

Encontro com a Coordenação

O Encontro com a Direção é uma oportunidade organizada pela FGV/EPGE, que possibilita o(a) candidato(a) ou interessado(a) no Doutorado em Economia conhecer melhor o curso, seu corpo discente e docente, objetivo e demais informações que irão contribuir para uma escolha mais assertiva.

Próximo encontro:

  • 09 de outubro, às 17h30min - Prof. Humberto Moreira - Coordenador de Pesquisa

Mais Informações