Curso de Introdução à Análise Matemática

O curso de Introdução à Análise Matemática é um curso optativo pertencente ao Programa de Pós-Graduação da EPGE.

1.  A quem se destina:

Essa chamada destina-se a alunos (as) da EPGE e de outras Instituições de Educação Superior que tenham interesse em se candidatar a uma vaga no Programa de Doutorado Direto em Economia da EPGE utilizando como forma de ingresso a aprovação no Curso de Introdução à Análise Matemática.

Os (As) candidatos (as) devem ter previsão de término do curso de graduação ao final de 2018 ou serem formados há menos de três anos. Os cursos de graduação considerados são aqueles em Economia ou áreas tecnicamente correlatas (Engenharia, Matemática ou Estatística, por exemplo).

Alternativamente a esta forma de ingresso, o candidato poderá também optar pelo processo seletivo tradicional do Programa de Doutorado da EPGE denominado ‘Seleção Externa”.  Ambas as formas de ingresso possuem suas regras descritas no Edital de Processo Seletivo.

2.  Objetivo do curso:

O curso de Introdução à Análise Matemática visa apresentar, de forma introdutória, tópicos em análise real que sejam úteis a quem desejar fazer pós-graduação em economia da EPGE em nível de Doutorado, de forma relativamente rigorosa, explorando e desenvolvendo a intuição matemática dos alunos. O curso objetiva também desenvolver nos alunos a argumentação e escrita matemática.

3.  Acesso ao Doutorado Direto da EPGE através do curso de Introdução à Análise Matemática:

Para obter ingresso no Programa de Doutorado Direto em Economia da EPGE, o aluno deverá atingir uma média igual ou superior a 8 (oito) no curso de Introdução à Análise Matemática.

Ao longo do curso, os alunos serão submetidos a duas avaliações e a nota final será a média aritmética das notas das duas provas.

4.  Créditos:

Os créditos do curso podem ser aproveitados no Doutorado Direto da EPGE uma vez que o (a) aluno (a) seja aceito (a) nesse curso. Os créditos do curso podem também, alternativamente, mas não cumulativamente, ser aproveitados no curso de Graduação da EPGE, também como matéria opcional.

5.  Informações:

• O curso será oferecido entre agosto e novembro;
  • As aulas serão realizadas às 3as e 5as feiras (outros dias da semana poderão ser usados para aulas de monitorias), das 14h às 16h;
  • A carga horária total do curso é de 45 horas;
  • Número máximo de vagas relativas a essa chamada: 20 (vinte).

6.  Inscrição no processo seletivo:

A inscrição no processo seletivo para o curso de Introdução à Análise Matemática se dá por meio da documentação listada abaixo. Os documentos devem ser destinados à Secretaria da EPGE até o dia 07/08.

* A Secretaria da EPGE fica localizada na Sede da FGV Praia de Botafogo, 190, 11º andar,
Botafogo – Rio de Janeiro/RJ. O horário de funcionamento é de 9h às 12h e 14h às 16h30, em dias úteis. Em havendo dúvidas, favor enviar e-mail para secepge@fgv.br.

7.  Critérios de Seleção:

A seleção para o curso de Introdução à Análise Matemática envolverá: análise dos documentos entregues, possíveis entrevistas e o resultado de uma prova a ser aplicada aos candidatos. A prova será realizada no dia 9 de agosto de 2018 e contemplará conteúdos de Cálculo e Estatística, conforme ementa.

8.  Custo do curso para alunos que não estejam cursando a graduação da EPGE:

Seis parcelas de R$ 800,00 (oitocentos Reais), a serem pagas à FGV (ex-alunos egressos da Graduação da EPGE são isentos de pagamento).

Observação: O valor total pago por cada aluno que vier posteriormente a cursar o Doutorado da EPGE será revertido em bolsa complementar de pesquisa, para o próprio aluno, no mesmo montante pago, durante os primeiros dois anos de estudos.

9.  Cronograma:

Inscrições: 26/7 a 10/8
Prova: 13/8 (segunda-feira), das 15h às 18h Sede FGV Praia de Botafogo, 190
Botafogo – Rio de Janeiro/RJ
Resultado da seleção: 15/8
Matrícula: 20/8
Início do curso: 21/8

10.  Matrícula:

Os alunos selecionados para o curso de Introdução à Análise Matemática deverão comparecer nos dias 13 e 14 de agosto na Secretaria da EPGE* com a documentação abaixo.

• Cópia e original do RG;
  • Passaporte (candidatos estrangeiros);
  • Cópia e original do CPF;
  • Cópia e original de comprovante de residência;
  • Histórico escolar oficial;
  • Declaração de matrícula com indicação do período em curso agosto de 2018 ou
    Declaração de conclusão de curso superior com data de formatura (Diploma ou certificado de conclusão ou certificado de colação de grau).

11.  Informações Gerais:

1. Os casos omissos nesta chamada serão resolvidos pela Coordenação do Curso;
  1. O candidato que optar por participar do processo seletivo do Doutorado da FGV EPGE, tendo como forma de ingresso a aprovação no Curso de Introdução à Análise Matemática, deverá estar formalmente inscrito no processo seletivo e atender às regras estabelecidas no Edital do Processo Seletivo do Doutorado em Economia da FGV EPGE;
  1. Ao proceder a sua inscrição, o candidato estará aceitando integralmente as regras estabelecidas nesta Chamada e no Edital  disponíveis para consulta no site da Escola;
  1. As datas definidas no cronograma poderão sofrer alterações sem prévio aviso, sendo as novas datas divulgadas no site da própria Escola, através de erratas;
  1. É dever do candidato manter-se informado sobre datas, locais e prazos fixados no cronograma desta chamada e do Edital, sendo de sua total responsabilidade o prejuízo decorrente da inobservância desses dados.