Centros de Estudos

Centro de Economia Experimental (CEE)

O Centro de Economia Experimental (CEE) na FGV/EPGE é um centro de pesquisa e laboratório especializado em economia experimental. Essa área de pesquisa empírica emprega métodos de laboratório, por exemplo, para testar a validade de predições teóricas, bem como a performance de mecanismos de mercado. O objetivo do CEE é entender o funcionamento dos mercados, além de outras instituições de troca e o comportamento dos agentes em processos decisórios.

Os experimentos são realizados eletronicamente de modo a permitir maior controle sobre o ambiente que é objeto de investigação. São analisados os dados observados em processos de tomada de decisão que simulam os incentivos presentes no mundo real. Os participantes são então remunerados como resultado de suas escolhas. 

Mais recentemente o CEE tem expandido o escopo das pesquisas experimentais realizadas para abranger também métodos de avaliação contingente, ampliando o espectro da pesquisa experimental realizada na EPGE.


Centro de Economia Aplicada

Coordenado pelo Prof. Aloisio Araujo, o Centro de Economia Aplicada (CEA) tem como principal objetivo produzir e divulgar os trabalhos intelectuais que tenham impacto no debate econômico corrente em diversos temas relevantes na agenda brasileira.