EPGE mantém a posição de primeiro departamento de Economia na América Latina

A missão da EPGE reflete primordialmente a excelência no ensino, a disseminação de conhecimento e seu impacto científico na comunidade acadêmica internacional. Não obstante, ainda que qualquer índice de desempenho seja sempre incompleto e passível de melhoramentos, a utilização de rankings costuma ser comum em avaliações de Departamentos.

Desde 2005, a FGV/EPGE é apontada pelo prestigioso ranking da Universidade de Tilburg, na Holanda, como o primeiro Departamento de Economia de toda a América Latina. No último triênio no qual os dados estão disponíveis, não foi diferente. A EPGE manteve a primeira colocação.

No contexto nacional, a EPGE alcança nota máxima em todas as seis avaliações

Veja uma das notícias iniciais sobre esse processo na manchete do O Globo datada de 14 de janeiro de 2011

No que diz respeito aos índices do Ministério da Educação (MEC), a EPGE situou-se em primeiro lugar no IGC, sempre dentre mais de 2100 Instituições de Educação Superior (IES) no Brasil, em 4 (quatro) das 8 (oito) vezes, de 2007 a 2014, nas quais este índice foi calculado pelo MEC. No que diz respeito às avaliações de cada um dos Programas em separado, a Escola obteve sempre o grau máximo , ou seja, 7 (sete) no Mestrado e Doutorado Acadêmicos, 5 (cinco) no Mestrado Profissional e 5 (cinco) na Graduação.

O IGC é um indicador de qualidade das instituições de ensino superior calculado pelo MEC com base na média dos Conceitos Preliminares de Cursos (CPCs) da Graduação (definidos a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)); bem como nos conceitos atribuídos pela Capes aos cursos de mestrado e doutorado da pós-graduação.

A EPGE é o único programa de pós-graduação em Economia do Brasil com três notas máximas (7) acumuladas nas quatro últimas avaliações trienais da Capes (7 em 2001-2003; 6 em 2004-2006; 7 em 2007-2009 e 7 em 2010-2012); e com todas as notas acumuladas do Mestrado Profissional e na Graduação iguais à nota máxima 5.

Veja abaixo um clipping com matérias relacionadas a este assunto, veiculadas em anos anteriores:

Em 2016:

Em 2015:

Em 2014:

• O Globo - Escolas da FGV lideram ranking do MEC
  • Folha Dirigida - Entrevista com o Diretor da EPGE
  • FGV Notícias (Capa e Matéria) - Entrevista com o Diretor da EPGE sobre Excelência Acadêmica

Em 2013:

Em 2012:

Confira anúncio feito pela FGV em O Globo de 16 de dezembro de 2012.

Em 2011:

Veja ainda e-mail encaminhado pela Direção da EPGE para Alunos, Ex-Alunos, Funcionários e Professores em 2013  (Clique aqui)