Quem Somos

O objetivo da FGV/EPGE - Escola Brasileira de Economia e Finanças é contribuir para a expansão do conhecimento científico no campo da economia e, no melhor de suas possibilidades, oferecer a estudantes nesta área uma alternativa adicional para seus estudos. Sempre apoiada pela atividade paralela de pesquisa do corpo docente e discente, a busca de tal objetivo aplica-se tanto à graduação quanto à pós-graduação.

Desde a sua criação, em 1961, a FGV/EPGE tem formado parte da elite de economistas brasileiros. Por meio de seu corpo docente e discente, tem também contribuído efetivamente para o desenvolvimento nacional, não apenas através da provisão de equidade e qualidade no acesso à educação, mas também por meio da utilização prática, na formulação de políticas públicas e privadas, do conhecimento que produz através de seus estudos e pesquisas.

As publicações de professores nos mais importantes periódicos científicos internacionais têm sido frequente e crescente, principalmente após meados da década de 90. O corpo docente se dedica ao magistério e à pesquisa em tempo integral e é convidado a ensinar e apresentar os resultados de suas pesquisas aos melhores departamentos de economia e negócios do mundo.

A Escola confere diplomas de Doutorado, Mestrado, Mestrado Profissional e Graduação em Economia. Também publica a Revista Brasileira de Economia, a mais antiga e prestigiada revista acadêmica de economia no Brasil.

Ao longo de seus 50 anos de existência, a FGV/EPGE tem formado professores que hoje em dia lecionam em alguns dos melhores departamentos de economia em diversos países; pesquisadores e professores de inúmeras instituições de pesquisa e universidades nacionais; funcionários públicos de alto escalão, incluindo ministros de estado, governadores de estado, presidentes e diretores do Banco Central do Brasil; bem como diretores e presidentes (CEOs) de prestigiosas empresas privadas, seja no Brasil ou no exterior.

Academicamente, o Ranking Internacional de Departamentos de Economia da Universidade de Tilburg aponta a FGV/EPGE, desde o início de 2011, como a melhor escola de Economia da América Latina. No que diz respeito aos índices do Ministério da Educação (MEC), a EPGE situou-se em primeiro lugar, sempre dentre mais de 2100 Instituições de Educação Superior (IES) no Brasil, em 4 (quatro) das 8 (oito) vezes nas quais este índice foi calculado pelo MEC. No que diz respeito às avaliações de cada um dos Programas em separado, a Escola obteve sempre o grau máximo , ou seja, 7 (sete) no Mestrado e Doutorado Acadêmicos, 5 (cinco) no Mestrado Profissional e 5 (cinco) na Graduação.