Tópicos Avançados e Métodos Quantitativos em Economia

(Chamada para alunos externos)

A chamada destina-se a alunos (externos à EPGE) cursando o último ano de graduação, ou formados há menos de três anos, em Economia ou áreas tecnicamente correlatas (Engenharia, Matemática ou Estatística, por exemplo) que tenham interesse em cursar o Mestrado ou Doutorado em Economia.

Objetivo

Prover aos alunos instrumentos avançados de Microeconomia e Macroeconomia (Curso de Tópicos Avançados em Economia), bem como de Matemática e Estatística (Curso de Métodos Quantitativos), tendo como um dos referenciais as ementas do Exame Nacional de Seleção da ANPEC.

• O curso será oferecido a partir do dia 9 de abril;
  • As aulas serão realizadas de segunda a quinta-feira (sextas e sábados poderão ser usados para aulas de monitorias), no turno vespertino;
  • A carga horária total do curso é de 180 horas (dois cursos de 90h cada: Tópicos Avançados em Economia e Métodos Quantitativos em Economia);
  • Número máximo de vagas relativas a essa chamada: 15 (quinze).

Inscrição no processo seletivo

A inscrição no processo seletivo se dá por meio da documentação listada abaixo. Os documentos devem ser enviados ao e-mail secepge@fgv.br, colocando no assunto "Processo Seletivo – chamada externa de alunos", até o dia 15 de março às 16h30. Serão consideradas apenas as inscrições entregues com documentação completa. Os candidatos receberão a confirmação da inscrição por e-mail. A documentação original deverá ser entregue no dia da prova.

• Ficha de inscrição preenchida;
  • Histórico escolar da Graduação;
  • Histórico escolar do Ensino Médio (opcional).

*A Secretaria da EPGE fica localizada na Sede da FGV Praia de Botafogo, 190, 11º andar, Botafogo – Rio de Janeiro / RJ. O horário de funcionamento é de 9h às 12h30 e 14h às 16h30, em dias úteis. Em havendo dúvidas, favor enviar e-mail para secepge@fgv.br.

Seleção

A seleção envolverá análise dos documentos entregues e o resultado de uma prova a ser aplicada aos candidatos. A prova contemplará conteúdos de Matemática e Estatística, conforme ementa.

Custo para alunos externos

Seis parcelas de R$ 800,00 (oitocentos Reais) a serem pagas à FGV (ex-alunos egressos da Graduação da EPGE são isentos de pagamento).

Observação: O valor total do curso será revertido em bolsas complementares de pesquisa para os alunos que vierem a cursar o Mestrado Acadêmico ou o Doutorado da EPGE. Excepcionalmente, poderão ser concedidas deduções parciais no valor do curso, a título de bolsas de estudo, para os alunos que assim solicitarem. A análise das bolsas considerará o desempenho no processo de seleção e a disponibilidade financeira.

Inscrições: 27 de fevereiro a 15 de março
Prova: 16 de março, sexta-feira, das 15h às 17h30
Sede FGV Praia de Botafogo, 190
Botafogo – Rio de Janeiro/RJ
Resultado da seleção: 21 de março
Matrícula: mais informações em breve

Matrícula

Os alunos selecionados deverão comparecer em data a ser informada futuramente na Secretaria* da EPGE com a documentação abaixo.

• Cópia e original do RG;
  • Cópia e original do CPF;
  • Cópia e original de comprovante de residência;
  • Histórico escolar oficial;
  • Declaração de matrícula com indicação do período em curso em março de 2018 ou Declaração de conclusão de curso superior com data de formatura (Diploma ou certificado de conclusão ou certificado de colação de grau).